Programação VIII Procissão do Fogaréu Fortaleza Ceará 2019

Written by eduardoadm. Posted in Carrosel, Cultura, Eventos, Slider

Published on abril 17, 2019 with Nenhum Comentário

A TRADIÇÃO DA “PROCISSÃO DO FOGARÉU” EM FORTALEZA
Em 2012, um grupo de pessoas ligadas à cena da cultura e das tradições populares cearenses (os produtores culturais e pesquisadores cearenses, Rodrigo Damasceno, Cantidio Brasil e Franciscus Galba) organizou, em Fortaleza, a primeira edição da Procissão do Fogaréu. Mesmo compacta, a iniciativa inovou e chamou a atenção, pois se tratava de uma tradição da Semana Santa que estava sendo vista pela primeira vez na capital cearense.
Desde então, o evento vem sendo realizado, todos os anos, na capital cearense. Em 2014, também foi realizada uma edição especial no município de Pacatuba.
Este ano, o mesmo grupo realiza a VIII edição do Projeto com o objetivo de instituir e inserir definitivamente esta tradição secular na capital cearense, de modo que aconteça todos os anos, contribuindo assim para enriquecer ainda mais o calendário de atividades da Semana Santa no Ceará.
A TRADIÇÃO DA “PROCISSÃO DO FOGARÉU” NO BRASIL
Ainda pouco conhecida e estudada, sendo mínima sua bibliografia e documentação, esta manifestação originária dos países ibéricos, Portugal e Espanha, que remonta ao final da Idade Média, se disseminou nas cidades coloniais brasileiras. A primeira Procissão do Fogaréu que se tem documentada foi realizada na Bahia, em 1618.
No Brasil, a procissão gradualmente foi perdendo o seu caráter de penitência e se transformou em uma dramatização de rememoração da perseguição e prisão de Cristo. Todavia, a partir da segunda metade do século XIX, os relatos dessa manifestação foram ficando cada vez mais raros.
No entanto, atualmente, a prática do Fogaréu, um expressivo exemplo de patrimônio imaterial, vem sendo recuperada ou criada em algumas cidades brasileiras e Fortaleza já faz parte desse circuito. A mais famosa é a da Cidade de Goiás Velho (GO), que subverteu a própria via-sacra e tornou-se a principal atração do ciclo da Semana Santa no Estado.
Segundo registros históricos, a tradição da “Procissão do Fogaréu” e os “Farricocos” (personagens centrais do Fogaréu) foram trazidos a Goiás pelo padre espanhol João Perestelo de Vasconcelos Espíndola, em 1745.
PROGRAMAÇÃO DA “VIII PROCISSÃO DO FOGARÉU” DE FORTALEZA
A “Procissão do Fogaréu” tradicionalmente faz parte do calendário oficial da Semana Santa Católico-Cristã. Este ano, será novamente realizada na capital cearense, nos dias 17 e 19 de abril, respectivamente quarta e sexta-feira santa, de acordo com a programação abaixo:
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
17 DE ABRIL DE 2019 – “QUARTA-FEIRA SANTA”
• “VIII PROCISSÃO DO FOGARÉU”
- Local: Concentração e início na sede da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Fortaleza (Rua Major Facundo, 1712 – Sala 02 – Bairro José Bonifácio)
- Horário: 20:00 horas
PROGRAMAÇÃO CULTURAL E RELIGIOSA
(ATIVIDADES COMPLEMENTARES)
17 DE ABRIL DE 2019 – “QUARTA-FEIRA SANTA”
• PROGRAMAÇÃO CULTURAL: “OFICINA DE PERCUSSÃO”
- Local: Sede da Associação Cultural Maracatu Rei do Congo – ACMRC (Rua Major Facundo, 1712 – Bairro José Bonifácio)
- Horário: 17:00 às 19:00 horas
19 DE ABRIL DE 2019 – “SEXTA-FEIRA SANTA”
• PROGRAMAÇÃO CULTURAL: “APRESENTAÇÃO DE CANTOS GREGORIANOS” (Terço Mariano)
- Local: Sede da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Fortaleza (Rua Major Facundo, 1712 – Sala 02 – Bairro José Bonifácio)
- Horário: 19:00 às 20:00 horas
• PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA: “VIA SACRA NAS CASAS DA COMUNIDADE”
- Em que serão realizadas quatorze estações (14x), sendo cada estação em uma residência diferente da comunidade do Bairro José Bonifácio
- Horário: A partir das 20:00 horas
- Local: Concentração e início na sede da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Fortaleza (Rua Major Facundo, 1712 – Sala 02 – Bairro José Bonifácio), saindo pelas ruas do entorno
Obs.: Programação gratuita e aberta à comunidade em geral.
ENTENDENDO A “PROCISSÃO DO FOGARÉU”
• A Procissão do Fogaréu caracteriza-se como uma manifestação tradicional popular que, nos ritos da “Semana Santa Católico-Cristã”, representa a “Quarta-Feira de Trevas”, episódio em que Cristo é perseguido e preso pelos soldados romanos por ordem do sumo sacerdote judeu, Caifás, após ser traído pelo apóstolo Judas Iscariotes.
• Conforme a tradição, os soldados romanos são representados por personagens encapuzados, trajando túnicas e empunhando tochas, denominados “farricocos”.
• Ao som do ritmo cadenciado dos tambores, a procissão tem início, tendo à frente, os farricocos, que partem empunhando tochas em busca de Jesus Cristo, acompanhados pelo público.
• A procissão segue então até um determinado local pré-definido, onde é feita a primeira parada e onde os farricocos encontram o local que representa a mesa da “Última Ceia”, já dispersa.
• Em seguida, avança na direção de um outro local, também pré-definido, onde é feita a segunda e última parada, a qual simboliza o Monte das Oliveiras.
• Nesse momento, os tambores silenciam e um toque de clarim anuncia a prisão de Cristo, que é representado por um estandarte de tecido, cuja imagem é estampada em uma das faces.
• Surge, então, o estandarte, simbolizando a captura de Jesus.
• Em seguida, as tochas são apagadas e o estandarte é deposto, marcando o final da procissão.
CRÉDITOS E ASSINATURAS:
• Organizadores: Rodrigo Damasceno / Cantídio Brasil / Franciscus Galba
• Realização: Irmandade do Rosário de Fortaleza / Letra Viva Cultura Inteligente
• Parceria: Associação Cultural Maracatu Rei do Congo – ACMRC
• Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará / Secretaria da Cultura / “ESTE PROJETO É APOIADO PELA SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA, LEI Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006.”
SERVIÇO:
• VIII PROCISSÃO DO FOGARÉU / Fortaleza / CE / 2019
• Data: 17 e 19 de abril de 2019, respectivamente Quarta e Sexta-Feira Santa
• Local/Concentração: Sede da Irmandade do Rosário de Fortaleza
• Endereço: Rua Major Facundo, 1712 – Sala 02 – Bairro José Bonifácio
• Informações: (85) 98599.9080

Nenhum Comentário

Comments for Programação VIII Procissão do Fogaréu Fortaleza Ceará 2019 are now closed.