LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO “JOVEM EXPLORADOR E O ECOMUSEU” EDITAL PROGRAMA LUZ SOLIDÁRIA/ENEL

Written by eduardoadm. Posted in Cultura, Eventos, Letra Viva, Projetos, Slider

Published on março 29, 2019 with Nenhum Comentário

O projeto “Jovem Explorador e o Ecomuseu”, iniciado na Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel, em Pacoti, Ceará, sob a orientação dos professores Levi Jucá (historiador) e Maraline Rocha (pedagoga), surgiu do desejo de colocar em prática três questões que são bastante discutidas nas escolas, mas pouco praticadas: pesquisa, interdisciplinaridade e retorno à comunidade.
Sentindo que a busca pelo conhecimento não consiste apenas em procurar novas questões e lugares, mas antes em ter novos olhos para o próprio entorno, o projeto se propôs a fazer uma releitura da “Imperial Comissão Científica de Exploração”, que veio ao Ceará, no século XIX, para conhecer a fauna, flora, cultura e outras riquezas da região. A exemplo dos velhos naturalistas que integraram essa que foi a primeira expedição composta por cientistas brasileiros, os estudantes e professores praticaram a iniciação científica em perspectiva integral, para além dos muros construídos pelas disciplinas escolares das ciências especializadas. Afinal, na vida, tudo está conectado.
Depois de tantas descobertas sobre a memória local e registros de espécies raras, os jovens se perguntaram: “Como devolver à população tudo o que aprendemos?” Daí nasceu a ideia de criar o “Ecomuseu de Pacoti”, conceito do campo da museologia social em que, diferente de um museu tradicional, tem por sede o território, sua coleção é o patrimônio deste território, e tem, como público, as pessoas da própria comunidade. Assim, o grupo se mobilizou para conseguir financiamento coletivo para construir a estrutura do Ecomuseu, conseguindo doações para erguer uma sede física que configurouse como o primeiro museu feito com plástico reciclável e ecológico do Brasil.
Em maio de 2015, foram firmadas as parcerias que resultaram na construção, pelos próprios estudantes, da estrutura física do prédio-sede do “Ecomuseu de Pacoti” em um terreno cedido pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, cujo material e serviço de montagem foram doados pelo engenheiro e empreendedor da Região, Joaquim Caracas, que inventou e patenteou um tipo de construção com paredes fabricadas de módulos plásticos recicláveis e ecológicos.
Ao longo de sua recente existência, o projeto já conquistou diversas premiações regionais, nacionais e internacionais por sua metodologia criativa e inovadora. A mais nova realização do Ecomuseu de Pacoti é a proposta de parceria com a Enel, através do Edital Programa Luz Solidária Enel Distribuição Ceará / 2018, que acontecerá ao longo do ano de 2019, e consiste no fortalecimento do projeto “Jovem Explorador e o Ecomuseu”, com foco nas ações voltadas para o (re)conhecimento e divulgação histórica e ambiental, na busca da preservação do patrimônio cultural e natural do território, junto à comunidade. Essa atuação será composta de etapas de formação teórico-prática que, unindo saberes científicos e tradicionais, permitirão aos jovens habit antes a percepção do patrimônio existente como base para o desenvolvimento local sustentável. Dentre os resultados esperados, planeja-se o mapeamento e manutenção de trilhas da memória (nas ruas da cidade) e ecológicas (nas matas), para atender a estudantes, educadores, moradores em geral e visitantes.
Inicialmente, 20 (vinte) jovens estudantes do ensino médio da rede pública de ensino serão beneficiados diretamente através da qualificação como “guias” ou “guardiões do patrimônio”. A participação em grupos de estudo, palestras, oficinas, minicursos, aulas de campo, experimentação de protótipos, etc., fomentará também o empreendedorismo, a geração de renda e a inserção desses jovens estudantes no mercado de trabalho. Tal iniciativa representa um importante exemplo da criação de novas alternativas para o turismo necessárias à preservação de um território único, com rica biodiversidade, verde e úmido o ano inteiro, em pleno sertão cearense, o qual vem sofrendo, há muitas décadas, uma grave degradação ambiental: a Serra de Baturité.
O evento de Lançamento Oficial do Projeto “Jovem Explorador e o Ecomuseu” / Edital Programa Luz Solidária Enel Distribuição Ceará / 2018 acontecerá no dia 30 de março de 2019, sábado, as 09:00 horas, no Campus da UECE de Pacoti, na Rua Divino Salvador, 225, Centro, Pacoti, Ceará.  A programação contará com as seguintes atividades: Apresentação do Projeto “Jovem Explorador e o Ecomuseu” e Ação da Enel de troca de lâmpadas, voltada para a comunidade (vide, mais abaixo, detalhes da ação e como participar).
Construindo, juntos, mais este capítulo de nossa história, sonhamos que mais pessoas explorem o território onde vivemos para que aprendam a conhecê-lo e valorizá-lo. Quem apoia o Ecomuseu está apoiando um projeto de amor à educação, história e natureza!
Obs.: Para saber mais sobre o Ecomuseu de Pacoti, protagonista do presente Projeto, vide o Portfolio/Histórico da instituição que segue em arquivo anexo.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR AO LANÇAMENTO: NA OCASIÃO, VAI HAVER UMA AÇÃO DA ENEL DE TROCA DE LÂMPADAS, VOLTADA PARA A COMUNIDADE
• COMO PARTICIPAR:
- Cada pessoa pode trocar 2 lâmpadas fluorescentes ou incandescentes por lâmpadas de LED.
• É NECESSÁRIO LEVAR:
- Documento com foto (da pessoa que vai trocar as lâmpadas);
- Conta de energia (que pode ser no nome de outra pessoa);
- 2 lâmpadas fluorescentes ou incandescentes pequenas (IMPORTANTE: as lâmpadas devem estar funcionando);
- Em troca, receberá 2 lâmpadas LED.
CRÉDITOS E ASSINATURAS:
• APOIO:
- Enel
• PARCERIA:
- Universidade Estadual do Ceará – UECE
- Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel – Pacoti – CE
- Sala Verde – Flores do Sertão / Projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente
• REALIZAÇÃO:
- Ecomuseu de Pacoti
- Letra Viva Cultura Inteligente
- Flexos Artes
• INSTITUCIONAL:
- Projeto apoiado pelo Edital Programa Luz Solidária Enel Distribuição Ceará / 2018
• EQUIPE DO PROJETO:
- Levi Jucá – Coordenação Geral
- Maraline Rocha – Representante Legal do Projeto
- Franciscus Galba – Coordenação de Produção e Articulação
- Lindemberg Freitas – Técnico do Projeto
- Eduardo Lima – Mídias / Design
SERVIÇO:
• Lançamento Oficial do Projeto “Jovem Explorador e o Ecomuseu” / Edital Programa Luz Solidária Enel Distribuição Ceará / 2018
- Atividades da Programação: Apresentação do Projeto “Jovem Explorador e o Ecomuseu” e Ação da Enel de troca de lâmpadas, voltada para a comunidade
- Local: Campus da UECE de Pacoti
- Endereço: Rua Divino Salvador, 225 – Centro – Pacoti – CE
- Data/Horário: Sábado, 30 de março de 2019, as 09:00 horas
- Informações: (85) 98725.4437 / levijuca@gmail.com
CONTATOS PARA ENTREVISTAS:
• Levi Jucá – Idealizador e Coordenador Geral do Projeto “Jovem Explorador e o Ecomuseu”: (85) 98725.4437 (Oi) / 99962.5054 (Tim/Whatsapp) / levijuca@gmail.com

Nenhum Comentário

Comments for LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO “JOVEM EXPLORADOR E O ECOMUSEU” EDITAL PROGRAMA LUZ SOLIDÁRIA/ENEL are now closed.